Nossos CD´s
News

Ego

Apresentação1

 

A necessidade de ser notado é uma das características mais marcantes do ser humano. As pessoas recebem atenção por seus feitos notáveis, por serem muito inteligentes ou muito belas. O problema é quando essa atenção ensoberbece a pessoa. Ela passa a se considerar uma espécie de semideus, se julgando melhor e buscando cada vez mais atenção e reconhecimento, se vicia na aprovação e admiração dos outros. O quadro fica ainda mais grave quando usam Deus para isso.

No capítulo 6 de Mateus do versículo 1 à 6, Jesus denuncia os religiosos hipócritas que usavam sua aparência de religiosidade para se mostrarem ao povo e serem vistos e admirados. A primeira coisa que Jesus fala é do alarde que eles promoviam quando davam esmolas, fazendo com que as pessoas achassem que eram homens piedosos quando na verdade só queriam aparecer. Jesus mostra outra postura, quando dermos esmolas (ou qualquer outro ofertório) que o façamos com humildade a ponto de nem nossa mão esquerda saber o que faz a direita.

A segunda coisa que Jesus pontua são as orações que eles faziam, sempre em lugares onde se passa muita gente. Os religiosos oravam justamente para serem vistos como homens espirituais e que tinham contato íntimo com Deus, mas novamente, Jesus mostra que esse não era o proceder correto, mas sim orar de modo humilde e que glorifique o Pai, porque é pra Ele que a oração interessa ser ouvida.

Mais a frente no versículo 16, Jesus mostra como os religiosos montavam um esquema teatral para mostrar um sofrimento de um jejum que não existia. Assim, Jesus mostra que a forma corretar de lidar com o jejum é faze-lo para que somente o Pai saiba que você está jejuando. Com tudo isso, Jesus mostra que é suficiente que Deus e somente Ele reconheça o praticar dessas coisas. Atualmente vivemos em uma época em que muitos estão se comportando como esses religiosos hipócritas e esses mesmos estão ganhando cada vez mais notoriedade. Que possamos ficar firmes no que Cristo ensinou e que possamos caminhar de modo que nenhuma glória venha para nós e sim para Aquele que nos salvou.

 

10464334_574909135951021_2613082849361937205_n  Leandro José é colunista e colaborador do site.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

  • Dennys Elskede

    Muito bom esse artigo, hoje estamos vendo muito isso acontecer, que Deus nos ajude no caminhar.! Parabéns Leandro.